Desde muito cedo nas nossas vidas, professos e pais nos incentivam a ler, afirmando que é bom para nós. Mas saberão eles quais os benefícios reais de ler?
A leitura é uma atividade de treino e desenvolvimento cognitivo por excelência. A nível do funcionamento neurológico, dado a complexidade e a infinidade de ligações, ao ler-mos, estamos inevitavelmente a promover outras competências e capacidades cognitivas, que não apenas a leitura. Investigadores de inúmeros estudos mostram que a criança que lê e detém contacto com a literatura desde cedo, possui melhor comunicação, desenvolve mais a criatividade, a imaginação, adquire mais conhecimentos gerais e valores mais corretos. A presença dos pais neste processo tem a função de “catalisador”, isto é, os pais podem não ser imprescindíveis, mas a sua presença, a sua ajuda e apoio, servem como intensificadores.
Podemos então enumerar alguns benefícios da Leitura:
Aquisição de conhecimento: Ao ler adquirimos conhecimento de processos, fenómenos ou coisas que não conhecemos. Conseguimos conhecer animais ou locais que até então eram desconhecidos para nós.
Estimulo ao pensamento abstrato e imaginação: Quando lemos, conseguimos construir a história do livro, paralelamente à realidade. Imaginando e recriando em nossas mentes a história do livro.
Estimulo à criatividade: Ler estimula a criatividade, somos mais criativos, dando origem a ideias únicas e originais
Ampliação do vocabulário: Ao ler tomamos conhecimento de um maior vocabulário e por consequência irá beneficiar diretamente a capacidade de comunicar
Desenvolvimento da capacidade de argumentar: Com a leitura aprendemos a analisar melhor as afirmações e expor melhor os nossos pontos de vista, melhorando a nossa capacidade de argumentação
Reflexão e formação de opiniões: Ao ler, muitas vezes também implica reflexão, o que vai melhorar a capacidade de formar opiniões
Desenvolvimento da Tolerância de outras perspetivas: Ler abre as perspetivas e horizontes, revelando outras perspetivas e outras formas de pensar, diminuindo o eventual sentimento de egocentrismo.
Utilização melhor dos recursos estilísticos e Correção Gramatical: A leitura, melhora a capacidade de utilizar as palavras, bem como a capacidade criativa de construir frase obedecendo a regras.
Melhora a atenção e concentração: Ler desenvolve a atenção e concentração. Quem lê com frequência, foca-se com mais facilidade alheando-se de estímulos irrelevantes e consegue estar focado mais tempo.
Outros estudos demonstram também que a leitura:
Melhora o reconhecimento de faces – Investigadores afirmam que as pessoas com hábitos de leitura, reconhecem mais facilmente uma face humana.
Prevenir Demências – Estudos afirmam que a leitura, como outros treinos cognitivos, pode prevenir demências como Alzheimer e Parkinson, ou mesmo atrasar o seu desenvolvimento, conservando mais tempo as capacidades.
Melhora o sono –Investigadores afirmam que a leitura frequente facilita e melhora qualitativamente o sono, prevenindo a insónia.
Melhora a tomada de Decisões – Estudos afirmam que a leitura melhora a capacidade de tomar decisões, conseguindo mais facilmente ponderar os prós e contras de cada opção possível.
Acompanhe o nosso Blog! Leia por si!
Posts Relacionados: Glândula Pineal: Funções Paranormais? ; Efeito Placebo: Conheça este Incrível Efeito; Descodificando o Segredo: Lei da Atração ou Efeito Pigmaleão? ; Cérebro: Masculino Vs Feminino ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano ; Mensagens Subliminares; NeuroPsicologia: Linguagem
Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+
Autor: Jorge Elói