Login / Logout

Blog & Notícias

Paralisia do Sono: Natural ou Sobrenatural?

Já lhe aconteceu acordar, abrir os olhos e não conseguir mexer os membros? Querer levantar-se, falar gritar e não conseguir? Se sim, não se preocupe, teve uma paralisia do sono frequente à população em geral.

A Paralisia do sono é um estado/condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo principalmente após o despertar, porém também acontece imediatamente antes de adormecer, mas mais incomum.

Ao nível fisiológico, ela está diretamente relacionada com a paralisia característica do sono REM, isto é, os músculos ficam completamente relaxados, apenas os olhos se movem, contudo enquanto no sono REM o individuo está inconsciente, já na paralisia a pessoa está perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover.

Dado que é relativamente comum entre a população geral, porém existe muito desconhecimento e muitos mitos e histórias associados a esta paralisia. Desta forma cada vez que um individuo tem um episódio de paralisia do sono, ele desconhece a origem, a duração, as consequências, e visto que está consciente, durante os poucos minutos ou segundos que duram a paralisia do sono passam inúmeros pensamentos pela mente consciente do sujeito. O individuo não sabe o que está a acontecer, não sabe quanto tempo vai durar, não sabe porque está daquela forma, todo esse desconhecimento, fazem que a pessoa acorde aflita, com um medo extremo, quase em pânico.

Por vezes a paralisia do sono, pode ser acompanhada por alucinações, características do acordar ou do adormecer, não consideradas patológicas. Como se por algum motivo em alguns momentos o sonho e a realidade se fundissem e a pessoa visualiza essa “fusão” perfeitamente consciente e lucida, o que muita vez faz com que a pessoa fique ainda com mais medo. Porém na maioria dos casos, estes instantes de alucinações, são confundidos com sonhos. Assim a pessoa pode relatar um sonho que se encontrava no seu quarto deitada e aconteciam coisas estranhas. Alguns investigadores vão mais longe, acreditam que este fenómeno é a origem de muitos relatos de encontros com fantasmas ou abduções extraterrestres.

Como era de esperar e dada a carência de conhecimento sobre este fenómeno, existe vários mitos e explicações culturais associadas:

  • Na cultura Hmong, esta experiencia é chamada “dab tsog” (demónio que aperta);
  • Na cultura Vietnamita, a paralisia do sono é conhecida como “ma de” (segurado por um fantasma), acreditando numa “possessão” momentânea;
  • Na China, é conhecida por “guǐ yā chuáng” (cama pressionada por um fantasma);
  • No Japão, é conhecida por “kanashibari”, significa literalmente “atado ao metal”;
  • Na cultura húngara, é associada a entidades sobrenaturais como aparições, bruxas, fadas, etc;

Estas interpretações muito semelhantes à interpretação cultural dos Terrores Noturnos ( Ver Terrores Noturnos: Causas e Implicações, em que um demónio se sentava em cima da pessoa.

A paralisia do sono, não é algo patológico. Pode ser interpretado como se um prolongamento anormal do estado do sono. Está associado a fatores tão simples como dormir de barriga para cima, stress elevado, privação do sono, mudança de hábitos, sono induzido por medicamentos, prolongamento de um sonho lúcido, ou mesmo elevados níveis de melatonina, associado ao consumo excessivo de bananas.

Curiosamente e visto ser inofensivas, existem técnicas conscientes e voluntárias para induzir a paralisia do sono.

E você, já teve paralisia do sono? O que sentiu?

 

Temas relacionados: A Importância da Psicologia ; Efeito Placebo: Conheça este Incrível Efeito ; Cérebro: Masculino Vs Feminino ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano ; 5 Estádios do Ciclo do Sono ; Hipnose ; Sonambulismo: Causas e Implicações; Terrores Noturnos: Causas e Implicações; Psicosomáticas: Doenças e Sintomas ; Bruxismo: Causas e Implicações ;Sonhos: Origem e Funções

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

COPYRIGHT © 2021 · TODOS OS DIREITOS RESERVADOS