Binge Eating é o nome internacional para o transtorno alimentar responsável por um individuo ingerir compulsivamente grandes quantidades de comida em intervalos curtos de tempo. Mas qual é a origem deste transtorno?
Binge Eating ou também conhecido por Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica é um transtorno alimentar caracterizado por ingerir elevadas quantidades de comida em pequenas quantidades de tempo, caracterizado também pela perda de controle sobre a fome ou o ato de comer, seguindo-se de um arrependimento inevitável.
Não é unânime entre os investigadores se esta é uma nova doença ou apenas um sintoma associado a uma doença ou transtorno já existente, como a ansiedade, o transtorno de controle dos impulsos ou mesmo com o transtorno impulsivo-compulsivo.
Este fenómeno surge em 2% da população em geral, essa percentagem sobe exponencialmente até aos 30% dos obesos que procuram tratamento médico. É importante referir que os distúrbios alimentares em geral apresentam maior índice de mortalidade entre todos os transtornos mentais, ocasionando a morte a mais de 10% dos pacientes. Mais de 90% dos que sofrem transtornos alimentares, são pacientes jovens e adolescentes que pretendem ficar com a silhueta ideal.
Este transtorno é muito semelhante a outros transtornos como a bulimia, e muitas vezes ambos os transtornos são confundidos pelos leigos e pelo senso comum. Porém existe uma grande e significativa diferença entre o Binge Eating e a Bulimia, é o fato que na bulimia os pacientes têm necessidade de vomitar depois de comer bastante. A consequência direta disso é a facilidade e a rapidez de ganhar peso, e consequentemente todos os problemas indiretos e associados à obesidade.
Este transtorno tem causas múltiplas, envolvento: tendências genéticas, fatores biológicos, fatores psicológicos e influências socioculturais.
Muitas vezes estre transtorno pode ocorrer posteriormente a um período de extrema disciplina com a comida, por parte de familiares, educadores, ou até mesmo por si próprio. Como o organismo procura naturalmente um equilíbrio, um momento de extrema disciplina pode dar origem a um momento seguinte de extremo desajuste, se o individuo não estiver preparado para essa disciplina. Essa auto disciplina pode ter origem no próprio individuo, devido a pressões sociais, porém a maioria das vezes a própria pessoa não está preparada para se auto-impor regimes tão duros e passado um tempo tem o efeito contrário.
Outras teorias apontam para necessidades afetivas, em que o individuo colmata a afetividade que necessita com comida. Já que de um ponto de vista mais psicanalítico, a comida é a primeira expressão de amor que temos nas nossas vidas, refiro-me ao amamentar de mãe. Já outras teorias apresentam este transtorno como associado à ansiedade.
E você, tem ataques de comer impulsivamente?
Temas relacionados: 12 Crenças Irracionais de Ellis ; Efeito Placebo: Conheça este Incrível Efeito; Descodificando o Segredo: Lei da Atração ou Efeito Pigmaleão? ; Excesso de Peso: Origem Psicológica? ; 4 Fatores Centrais para Conseguir Perder Peso ;Atividade Física: Benefícios Psicológicos ; Síndrome de Pânico: Causas e Implicações ; Medo e Fobia: Diferenças e Semelhanças ; Síndrome Burnout: Causas e Implicações ; Anorexia: Causas e Implicações